sábado, 5 de novembro de 2011

Cultura e Mercado

foto GL - Vila Nova Serveira ( escultura José Rodrigues, do Minho) 
Garantir direitos e liberdades só não basta, é muito mas não basta, no âmbito da Cultura é preciso que o Estado promova e preserve a Cultura nacional. 
Vivemos no perímetro da cultura e comunicação de massas norte americano cuja presença é avassaladora, precisamos reunir muitas forças para contrabalançar essa presença, eis portanto o coração de uma política cultural, mas o que vemos? 
A Presidenta da República do Brasil no planalto a tirar fotos com Lenny Kravitz por exemplo, não deve passar batido. Nem Lula fotografando com roqueiros importados. É caipira demais.  Podemos mais e queremos mais. Não haverá afirmação da nação sem afirmação cultural e o marketing cultural governamental pode ser muito importante, se coerente e bem encaminhado. 
Cultura é confronto e é bom que se entenda isso de uma vez. 
Estamos muito atrasados, no digital então nem se fala. Perdidos nos entregamos a pirataria e a baixaria, chamamos isso de internet livre, resulta na debacle da música brasileira há mais de dez anos abandonada e reduzida paulatinamente no território nacional. Onde deveríamos buscar o entendimento com as grandes corporações, duvidamos. O resultado é essa derrota acachapante no âmbito cultural que experimentamos por conta da anti política cultural que procedemos, a que privilegia o produto cultural importado no mercado cultural brasileiro.   
01/novembro/2011 

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