Cultura e Mercado
foto GL - Vila Nova Serveira ( escultura José Rodrigues, do Minho)
Garantir direitos e liberdades só não basta, é muito mas não basta, no âmbito da Cultura é preciso que o Estado promova e preserve a Cultura nacional.
Vivemos no perímetro da cultura e comunicação de massas norte americano cuja presença é avassaladora, precisamos reunir muitas forças para contrabalançar essa presença, eis portanto o coração de uma política cultural, mas o que vemos?
A Presidenta da República do Brasil no planalto a tirar fotos com Lenny Kravitz por exemplo, não deve passar batido. Nem Lula fotografando com roqueiros importados. É caipira demais. Podemos mais e queremos mais. Não haverá afirmação da nação sem afirmação cultural e o marketing cultural governamental pode ser muito importante, se coerente e bem encaminhado.
Cultura é confronto e é bom que se entenda isso de uma vez.
Estamos muito atrasados, no digital então nem se fala. Perdidos nos entregamos a pirataria e a baixaria, chamamos isso de internet livre, resulta na debacle da música brasileira há mais de dez anos abandonada e reduzida paulatinamente no território nacional. Onde deveríamos buscar o entendimento com as grandes corporações, duvidamos. O resultado é essa derrota acachapante no âmbito cultural que experimentamos por conta da anti política cultural que procedemos, a que privilegia o produto cultural importado no mercado cultural brasileiro.
01/novembro/2011
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