domingo, 18 de março de 2012

João do Brasil

O maior artista brasileiro, João Gilberto, foi esquecido duas vezes na mesma semana.
A primeira no Jornal da Globo desta sexta feira, em matéria registrando as gravações de Águas de Março. A mais célebre de todas foi realizada em 1973 no álbum com seu nome e acompanhado de Miucha que vocaliza a segunda parte em inglês. Inexplicavelmente essa interpretação foi omitida por Nelson Mota na apresentação da pretensa história da canção.
A segunda na tímida referência deste domingo no jornal O Globo em artigo sobre a canção Garota de Ipanema, que foi apresentada em 1962 ao mundo por João Gilberto acompanhado por Tom no piano, Stan Getz e revelando sua esposa na época, Astrud Gilberto, num dos melhores discos de todos os tempos, Getz/Gilberto. A cantora Astrud Gilberto, depois dessa gravação com João, passou a ser reconhecida mundialmente como a Garota de Ipanema e assim se apresentou e foi nominada em toda sua longa carreira.
As duas músicas, Águas de Março e Garota de Ipanema, tiveram suas mais ilustres e geniais interpretações pela voz e violão de João Gilberto que as apresentou ao mundo e foi imediatamente saudado, ambas viraram clássicos da canção popular mundial.

2 comentários: