segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Se a Europa despertar

pintura Gonçalo Ivo
A imaginação política dos europeus só passará mais uma vez à ofensiva se for transformada pelo entusiasmo de inventar uma continuação nova e transfiguradora de sua história. A inteligência da Europa enfrenta agora o desafio de reconstruir o mecanismo do seu destino; e desta vez não se trata de um sujeito político da grande Europa Ocidental com sede em Bruxelas, manifestando uma nova pretensão ao Império. 
Não cabe aos europeus de hoje e de amanhã representar pela enésima vez o papel dos romanos. A tarefa que os europeus devem enfrentar consiste antes em submeter a uma metamorfose histórica o próprio princípio da grande potência ou do Império. A obrigatoriedade da grande política aparece hoje no desafio de romper o próprio caráter imperial da imagem da grande potência e transformá-la em um participante no cenário de uma futura política interna mundial. A Europa será o seminário onde os homens aprendem a pensar para além do Império. Surpreender o mundo com o novo, não é isso algo bem europeu? 
De um ponto de vista exigente, ser europeu significa hoje assumir a revisão do princípio do Império como a maior tarefa tanto da teoria quanto da prática. Não se trata mais de dar forma a potências neo-europeias pela apropriação de modelos da velha Europa, mas sim de suprimir o próprio princípio do Império, substituindo-o - em um ato histórico-mundial de criação de forma política- pelo princípio da união de Estados. Como federação multinacional, a Europa deve desenvolver um primeiro modelo bem-sucedido de uma camada intermediária, hoje ausente, entre os Estados nacionais e as organizações do complexo das Nações Unidas. Esse é o tema inevitável de uma futura filosofia política europeia, da qual já é possível dizer que só pode concretizar-se como filosofia processual do pós-imperialismo. 
Peter Sloterdijk - Se a Europa Despertar, reflexões sobre o programa de uma potência mundial ao final de uma era de sua letargia política.

Nenhum comentário:

Postar um comentário