sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

A questão é perceber de fato quem são os pró-ativos?


pintura Gonçalo Ivo
iTunes Preparando Lançamento na América Latina
Na sequência da sua bem-sucedida incursão no México, o iTunes está preparando o lançamento em outros países latino-americanos no final do ano ou até o primeiro trimestre, o mais tardar, dizem fontes familiarizadas com as conversas. Um porta-voz do iTunes não quis comentar, mas uma grande variedade de executivos de diferentes áreas da indústria musical dizem que o varejista vai certamente abrir lojas na Argentina e no Brasil e provavelmente em vários outros países na região. Algumas fontes dizem que a loja brasileira será aberta logo em meados de dezembro. 
ITunes vem negociando separadamente com as editoras e gravadoras e, sem dúvida seu sucesso no México, sua primeira atuação no mercado latino-americano, ajudou a impulsionar a decisão de expandir para outros países latinos, começando, dizem as fontes, precisamente com o Brasil. No México, antes do advento do iTunes em 2009, o mercado de música online era praticamente inexistente, mesmo se houvesse lojas de música online. Mas em 2010 havia quase 13 milhões de faixas vendidas online, de acordo com a associação das gravadoras do México (Amprofon) - um aumento de 116,3% sobre 2009, com a maioria dos resultados provenientes do iTunes. Para os primeiros seis meses de 2011, as vendas digitais em grande parte realizadas pelo iTunes cresceram 7,7%, de acordo com Amprofon, em comparação a 2010, mesmo com a queda das vendas físicas de 11%. "Isso é o indicativo positivo de que quando as pessoas têm mais opções para aceder a música legalmente on-line (através de downloads, streaming e serviços de assinatura) mais eles fazem isso, o compartilhamento ilegal de arquivos irá diminuir e, se bem gerido, o verdadeiro valor da música vai crescer ", diz Robbie Lear, diretor da EMI México. Apesar de muitos outros países latinos viram suas vendas digitais aumentando ao longo dos últimos anos, as vendas vêm principalmente de dispositivos móveis, como  ainda não há lojas de música on-line verdadeiramente bem sucedidas na região. A única exceção é o Brasil, onde as vendas de música digital para os primeiros seis meses do ano, de acordo com números da IFPI, situou-se em um valor por atacado de 22,1 milhões dólares e teve um crescimento de 2% em relação ao ano anterior. Talvez o mais importante, na medida do iTunes está em causa, o Brasil tem mostrado a sua vontade de comprar música online, com a maioria de suas vendas de música digital provenientes de fontes on-line; segundo algumas estimativas, o serviço de subscrição Sonora sozinho tem cerca de 500.000 assinantes pagantes. "É um mercado digital que está crescendo e tem uma receita interessante", diz Alejandro Duque, diretor de vendas e desenvolvimento de negócios da Universal Cone Sul . No entanto, os fãs de música "definitivamente não consomem com a freqüência que eles poderiam se tivessem acesso direto à música em seus dispositivos." Mesmo que ninguém saiba ao certo quando e onde o iTunes vai abrir, as possibilidades vão além de vendas imediatas, "Qualquer meio de distribuição que for confiável e amigável são sempre importantes para nós das gravadoras independentes ", diz Tomas Cookman, presidente da indie norte-americana Nacional"Mesmo sendo um importante mercado de shows e financeiramente compensador, a América Latina é um sucesso ainda em falta. Há muitos produtos para trabalhar a qualquer momento e as majors, obviamente, têm seu largo repertório da própria região nas mãosCom o lançamento do iTunes Latino e o crescimento da sua penetração, estaremos mais e mais incluindo o restante da América Latina de volta em nossos contratos. "

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